Por IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito em 15/07/2021 | Direito Tributário | Comentários: 0
Anna Paula Cavalcante G Figueiredo
Tags: Direito Tributário, repetição do indébito tributário, advocacia tributarista.
Olá amigos e amigas!
Quando falamos de créditos tributários, sempre surgem questionamentos sobre o prazo para a sua recuperação. Aproveitamos a oportunidade para trazer um breve apontamento sobre o tema.
Inicialmente deve-se dizer que a possibilidade de restituição do crédito tributário pago indevidamente decorre de uma aplicação do princípio do solvet et repete ao Direito Tributário. A regra é que o contribuinte compelido pelo fisco brasileiro a pagar quantias indevidas tem o direito de, uma vez reconhecido seu direito, reaver esses valores.
Mas, essa restituição deverá observar as normas do nosso Código Tributário Nacional (CTN); mais especificamente, seu art. 168, inciso I, c/c art. 165, inciso I. E, conforme o mandamento legal, é de 5 anos o prazo para pedir a restituição do indébito tributário.
Como leciona Misabel Derzi esse prazo de 5 anos é contado da extinção do crédito, a exemplo pelo seu pagamento indevido ou a maior. Ademais, Leandro Paulsen nos lembra que o prazo quinquenal é aplicado tanto para a repetição do indébito tributário pleiteada via administrativa, quanto pela via judicial.
Esperamos os colegas e as colegas tributaristas na próxima publicação, ok?
E, não se esqueçam de nos seguir nas nossas redes sociais para receber diariamente conteúdos atualizados e aplicados à prática da advocacia.
Abraços,
Equipe IbiJus
http://www.facebook.com/institutoibijus
https://www.instagram.com/instituto_ibijus
https://twitter.com/institutoibijus
https://www.youtube.com/institutoibijus
Referências:
BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5172.htm >.
BALEEIRO, Aliomar; DERZI, Misabel Abreu Machado. Direito tributário brasileiro - CTN Comentado. 14. ed., rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2018.
PAULSEN, Leandro. Curso de direito tributário completo. 11. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Ibijus
Sobre o autor
Perfil dedicado à criação de conteúdo para o Blog.
Método prático para advogar com recuperação judicial e administrativa de tributos
Entenda na prática como atuar e conquistar clientes e honorários!
Método prático para advogar com planejamento nas relações familiares e sucessórias e transformar a sua advocacia