Por IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito em 02/12/2022 | Direito Previdenciário | Comentários: 0
Anna Paula Cavalcante G Figueiredo
Amigos previdenciaristas,
Finalmente o Supremo encerrou o julgamento do Tema 1102 da Repercussão Geral (RE 1.276.977)!
Como já esperado, o Tribunal concedeu aos aposentados do INSS o direito de revisão de aposentadorias para aqueles que começaram a contribuir antes de 1994 (ano da criação do plano real) e que se aposentaram depois de 1999.
Neste julgamento, saiu vencedora a tese proposta pelo Ministro Alexandre de Moraes, redator do acórdão:
"O segurado que implementou as condições para o benefício previdenciário após a vigência da Lei 9.876, de 26.11.1999, e antes da vigência das novas regras constitucionais, introduzidas pela EC 103/2019, tem o direito de optar pela regra definitiva, caso esta lhe seja mais favorável"
A chamada revisão da vida toda permite que para o cálculo das aposentadorias sejam consideradas contribuições realizadas ao longo de toda a vida contributiva do aposentado, inclusive de valores vertidos ao INSS em sistemas monetários passados (cruzeiro e cruzeiro real, por exemplo).
Com a nova sistemática de cálculo, poderão ser revistos os seguintes benefícios previdenciários:
Essa é, portanto, uma grande oportunidade para a advocacia previdenciária, pois muitos aposentados precisam de orientação jurídica para saber se o novo cálculo pode ter um impacto positivo sobre os valores de suas aposentadorias.
Segundo estimativa de associações de aposentados, a revisão poderá custar aos cofres públicos entre R$ 2,7 bilhões e R$ 5,5 bilhões.
Por isso, não perca a chance de se atualizar, inteirar do assunto e agregar mais esse serviço ao portfólio de teses do seu escritório, ok?
Saiba mais sobre a Revisão da Vida Toda AQUI
E, conte conosco nesta jornada! Aqui no IbiJus sempre temos conteúdos atualizados e voltados para a prática da advocacia!
Conheça o nosso curso de extensão “Nova Advocacia Previdenciária: como iniciar do zero” no link: https://ibj.li/curso-ibijus-adv-previdenciaria-blog
Abraço,
https://www.ibijus.com
http://www.facebook.com/institutoibijus
https://www.instagram.com/instituto_ibijus
https://www.youtube.com/institutoibijus
Referências:
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário nº 1.276.977, Relator Ministro Marco Aurélio. Disponível para consulta em < http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=5945131 >
CAVALLINI, Marta. 'Revisão da vida toda' do INSS é confirmada no STF; veja quem tem direito e para quem vale a pena. Disponível em < https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/12/01/revisao-da-vida-toda-do-inss-e-confirmada-no-stf-veja-quem-tem-direito-e-para-quem-vale-a-pena.ghtml >
MAIA, Flávia. INSS - STF decide que aposentados têm direito à revisão da vida toda. Disponível em < https://www.jota.info/stf/do-supremo/stf-decide-que-aposentados-tem-direito-a-revisao-da-vida-toda-01122022 >
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Ibijus
Sobre o autor
Perfil dedicado à criação de conteúdo para o Blog.
Método prático para advogar com recuperação judicial e administrativa de tributos
Entenda na prática como atuar e conquistar clientes e honorários!
Método prático para advogar com planejamento nas relações familiares e sucessórias e transformar a sua advocacia