alt-text alt-text

Por que investimentos básicos podem ser um diferencial nas crises?

A Experiência Uruguaia na Pandemia do Covid-19


Por Adriana Bitencourt Bertollo em 21/03/2021 | Sociologia | Comentários: 0

Por que investimentos básicos podem ser um diferencial nas crises?

Completamos um ano de pandemia e as consequências desastrosas ao país e ao mundo estão sendo inquestionáveis. Estudos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) relatam o aumento da pobreza extrema que já alcança o percentual de 12,5% e 33,7% em termos de pobreza.

No Brasil, o número de mortos e a demora na vacinação da população, em um país de grandeza continental, desafia a todos a busca por novos modelos de trabalho, por intermédio do uso da tecnologia e a custos menores.

No continente americano é de se destacar a experiência do país vizinho Uruguai, no qual 100% dos estudantes das escolas públicas, até o ensino médio, possuem conexão à internet, com o recebimento de um equipamento portátil, fornecido pelo governo, experiência que vigora desde o ano 2007.

O Uruguai transformou o que poderia ser considerado um privilégio, em um direito básico e um diferencial competitivo. Esse é o Plano Ceibal (sigla para Plano de Conectividade Educacional de Informática Básica para o Aprendizado Online).

Cito apenas mais uma experiência que pode conferir esperança e luz ao final do túnel dessa crise. No Uruguai, desde o início da pandemia, não houve decreto governamental de isolamento obrigatório mas, sim, um incentivo ao uso da “liberdade com responsabilidade”. Assim, a sociedade civil promoveu uma espécie de responsabilidade compartilhada e, logo no início da pandemia, acordos foram realizados entre sindicatos e setores como construção civil, varejo e turismo, para o fechamento temporário de atividades.

Segundo os analistas indicam, conforme matéria publicada no site do Fundo Monetário Internacional, em data de 03 de agosto de 2020, a boa experiência do Uruguai se deve à solidez das instituições e ao forte senso de responsabilidade social.

Sem dúvida, um excelente parâmetro para o enfrentamento da crise: investimentos básicos em saúde, educação e tecnologia. E isso é um contínuo exercício democrático e de respeito aos direitos fundamentais.





Referências:

AGÊNCIA BRASIL. Pandemia de Covid-19 Eleva Índices de Pobreza na América Latina. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-03/pandemia-de-covid-19-eleva-indices-de-pobreza-na-america-latina

CARTA CAPITAL. No Uruguai um Computador por Aluno é Realidade. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/uruguai-computador-e-internet-para-todos-sem-avaliacao-ou-sistema/

CHE, Natasha; BERKMEN, S. Pelin. O Sucesso do Uruguai contra a Covid-19. Disponível em: https://www.imf.org/pt/News/Articles/2020/08/03/blog-uruguays-secret-to-success-in-combating-covid-19

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Ibijus


Sobre o autor

Adriana Bitencourt Bertollo

Doutoranda em Sociologia pela UFPel. Mestre em Direito das Relações Internacionais, UDE, Uruguai. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; Direito Processual Civil e Gestão Pública. Autora de artigos jurídicos. Advogada Pública Municipal desde maio/2005.


Cursos relacionados

Desafio LGPD

72h para aprender na prática como fazer um projeto de adequação do zero

Inscrições gratuitas

Turma: Janeiro/2022

Código: 792

Mais detalhes

Expert em recuperação tributária

Método prático para advogar com recuperação judicial e administrativa de tributos

Investimento:

R$ 1.997,00

Assista agora!

Turma: ERTPER

Código: 762

Mais detalhes

ADB PRO 2.0

Método prático para alcançar honorários extraordinários e estabilidade financeira na advocacia

Investimento:

R$ 1.997,00

Assista agora!

Turma: ADBPROPER

Código: 763

Mais detalhes
Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se