Por que investimentos básicos podem ser um diferencial nas crises?

A Experiência Uruguaia na Pandemia do Covid-19


Por Adriana Bitencourt Bertollo em 21/03/2021 | Sociologia | Comentários: 0

Por que investimentos básicos podem ser um diferencial nas crises?

Completamos um ano de pandemia e as consequências desastrosas ao país e ao mundo estão sendo inquestionáveis. Estudos da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) relatam o aumento da pobreza extrema que já alcança o percentual de 12,5% e 33,7% em termos de pobreza.

No Brasil, o número de mortos e a demora na vacinação da população, em um país de grandeza continental, desafia a todos a busca por novos modelos de trabalho, por intermédio do uso da tecnologia e a custos menores.

No continente americano é de se destacar a experiência do país vizinho Uruguai, no qual 100% dos estudantes das escolas públicas, até o ensino médio, possuem conexão à internet, com o recebimento de um equipamento portátil, fornecido pelo governo, experiência que vigora desde o ano 2007.

O Uruguai transformou o que poderia ser considerado um privilégio, em um direito básico e um diferencial competitivo. Esse é o Plano Ceibal (sigla para Plano de Conectividade Educacional de Informática Básica para o Aprendizado Online).

Cito apenas mais uma experiência que pode conferir esperança e luz ao final do túnel dessa crise. No Uruguai, desde o início da pandemia, não houve decreto governamental de isolamento obrigatório mas, sim, um incentivo ao uso da “liberdade com responsabilidade”. Assim, a sociedade civil promoveu uma espécie de responsabilidade compartilhada e, logo no início da pandemia, acordos foram realizados entre sindicatos e setores como construção civil, varejo e turismo, para o fechamento temporário de atividades.

Segundo os analistas indicam, conforme matéria publicada no site do Fundo Monetário Internacional, em data de 03 de agosto de 2020, a boa experiência do Uruguai se deve à solidez das instituições e ao forte senso de responsabilidade social.

Sem dúvida, um excelente parâmetro para o enfrentamento da crise: investimentos básicos em saúde, educação e tecnologia. E isso é um contínuo exercício democrático e de respeito aos direitos fundamentais.





Referências:

AGÊNCIA BRASIL. Pandemia de Covid-19 Eleva Índices de Pobreza na América Latina. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2021-03/pandemia-de-covid-19-eleva-indices-de-pobreza-na-america-latina

CARTA CAPITAL. No Uruguai um Computador por Aluno é Realidade. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/uruguai-computador-e-internet-para-todos-sem-avaliacao-ou-sistema/

CHE, Natasha; BERKMEN, S. Pelin. O Sucesso do Uruguai contra a Covid-19. Disponível em: https://www.imf.org/pt/News/Articles/2020/08/03/blog-uruguays-secret-to-success-in-combating-covid-19

Seguir este artigo

Sobre o autor

Adriana Bitencourt Bertollo

Mestranda em Direito das Relações Internacionais, no Uruguai, UDE. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Especialista em Direito Processual Civil. Especialista em Gestão Pública. Autora de artigos jurídicos. Advogada Pública Municipal com 15 anos de experiência, especialmente em licitações públicas, contratos administrativos, advocacia trabalhista empresarial, execuções fiscais. Exerce advocacia privada na área de direito dos servidores públicos estaduais.


Cursos relacionados

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 21/04/2021 10:00

Turma: Abril - 2021

Código: 683

Mais detalhes

Semana LGPD - Advogando em Proteção de Dados

Conquiste empresas na sua região advogando com a proteção de dados

Inscrições gratuitas

Turma: Maio/2021

Código: 684

Mais detalhes

NovaAdv - Contencioso inteligente

Conhecimento prático e aplicado para um contencioso inteligente

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 03/05/2021 14:00

Turma: Módulo 01

Código: 688

Mais detalhes

Mais artigos de Adriana Bitencourt Bertollo

Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se