Quando o empréstimo sobre a RMC pode ser considerado abusivo


Por Carolina Berton Lick em 17/10/2020 | Consumidor | Comentários: 0

Luciana Danglye da Palma

Tags: RMC, abusividade, erro, pensionista, aposentadoria, INSS.

alt-text

RMC, sigla que tenho certeza que poucas pessoas ouviram falar, ainda mais os atingidos por ela.

Afinal, O QUE SIGNIFICA ESSA PALAVRINHA PEQUENA?

RMC - RESERVA DE MARGEM CONSIGNÁVEL são “pequenos descontos” mensais que a maioria dos beneficiários do INSS e aposentados sofrem ao contratar empréstimos consignados.

Muitos bancos “empurram”, além do empréstimo, um serviço a mais via limite de cartão de crédito, não contratado pelo beneficiário e passam a descontar o valor mínimo da fatura do benefício do segurado.

A instituição financeira sem pedido ou conhecimento do beneficiário, cria o referido cartão de crédito com a desculpa disponibilizar um valor para saque no caixa eletrônico. Mesmo sem o recebimento, a utilização ou desbloqueio do cartão de crédito as instituições financeiras começam a efetuar os descontos no benefício todos os meses.

O beneficiário muitas vezes nem percebe, pois geralmente são pequenos valores, que incidem sobre a reserva de margem consignável.

Por essas razões o Poder Judiciário vem declarando a nulidade da modalidade de Empréstimo via RMC, primeiro porque na maioria dos casos é realizada em descompasso com a legislação e segundo porque essa modalidade de empréstimo é astronomicamente vantajosa para os bancos e extremamente desvantajosa para os consumidores.

O Superior Tribunal de Justiça editou a Súmula nº 532 que é taxativa ao dizer que o envio de cartão de crédito não solicitado constitui prática comercial abusiva e gera dano moral.

As instituições financeiras ignoram completamente a proibição contida no art. 39, inciso III, do Código de Defesa do Consumidor que proíbe o envio de produto não solicitado, incluindo cartões de crédito.

Se você é aposentado ou beneficiário do INSS, solicitou o serviço de empréstimo consignado e notou que está sofrendo descontos de seu benéfico sob a rubrica “empréstimo sobre a RMC” você pode estar sendo vítima de uma abusividade.

Procure um advogado de sua confiança e evite maiores aborrecimentos.

Seguir este artigo

Sobre o autor

Carolina Berton Lick

Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. FORMAÇÃO: Graduação em Direito pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí – concluída em 2016. Pós-graduação em Direito Civil Avançado pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí - previsão para conclusão: abril/2019. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: 2012 - Estágio Voluntário no Cartório da 1ª Vara Cível da Comarca de Itapema/SC. 2013 - Estágio Remunerado no Cartório da 1ª Vara Cível da Comarca de Itapema/SC. 2013 - 2014 - Estágio Remunerado no Gabinete da 1ª Vara Cível da Comarca de Itapema/SC. 2014 - 2019 – Assistente jurídica e advogada no escritório de advocacia Sachet Advogados Associados. QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Advogada - OAB/SC 48.371. Membro das Comissões: OAB vai à Escola; Assuntos Sociais e Direito Ambiental e Direito dos Animais, da OAB/SC, Subseção de Itapema.


Cursos relacionados

NovaAdv - Advocacia Trabalhista

Estudo prático e aplicado na área Trabalhista

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 01/12/2020 15:00

Turma: Módulo 03

Código: 604

Mais detalhes

NovaAdv - Advocacia em Direito das Famílias

Estudo prático e aplicado ao Direito das Famílias

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 03/12/2020 15:00

Turma: Módulo 03

Código: 607

Mais detalhes

Semana da Advocacia de Resultado da Prospecção à Petição

Transforme sua advocacia com segurança e desenvoltura

Inscrições gratuitas

Turma: Novembro/2020

Código: 622

Mais detalhes

Mais artigos de Carolina Berton Lick

Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se