Por IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito em 21/11/2018 | Aperfeiçoamento Profissional | Comentários: 0
Anna Paula Cavalcante G Figueiredo
Olá amigos e amigas!
Hoje vamos aproveitar o espaço do nosso Blog para refletir sobre uma aflição de muitos advogados(as), especialmente os(as) que estão em início de carreira.
É muito comum sermos indagados por colegas que se sentem inseguros em investir na sua carreira pelo medo da saturação do mercado para a advocacia.
Bom, de fato o nosso mercado se encontra em um patamar muito individualizado: dados do Conselho Federal da OAB de 2016 contabilizaram que somos mais de 1 milhão de advogados no país. Além disso, no Brasil possui um número elevadíssimo de cursos de Direito em relação a outros países do mundo. De fato os números impactam e nos levam a refletir se realmente há espaço para todos esses profissionais no mercado.
Apesar desses números exorbitantes, o mercado da advocacia é, na realidade, carente. Carente com mais de 1 milhão de advogados?
Sim, nosso mercado é carente de profissionais especializados, que buscam se diferenciar para trazer aos seus clientes uma proteção eficiente de seus direitos. Para esse tipo de advogado e advogada o mercado é muito promissor e está em franca expansão.
Entendemos que um grande erro de muitos colegas é a falta de construção de uma atuação especializada, voltada para uma seara específica do Direito. A generalização de serviços pode implicar em grande prejuízo à carreira do(a) advogado(a), trazendo um volume alto de demandas e poucos resultados financeiros.
Por isso, a nossa principal dica para a advocacia em início de carreira ou para vocês que já possuem uma experiência, mas querem ampliar seus resultados, é pensar estratégias de trabalho que busquem suas especializações em um ramo específico do Direito. Tornem-se experts naquilo que vocês pretendem trabalhar e temos certezas que vocês serão advogados e advogadas diferenciados no mercado.
No mais, queridos colegas, mãos às obras! Não se abatam em razão de números. Trabalhem duro para que vocês consigam se tornar advogados e advogadas diferenciados no mercado!
Até a nossa próxima reflexão!
As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Ibijus
Sobre o autor
Perfil dedicado à criação de conteúdo para o Blog.
Método prático para advogar com recuperação judicial e administrativa de tributos
Entenda na prática como atuar e conquistar clientes e honorários!
Método prático para advogar com planejamento nas relações familiares e sucessórias e transformar a sua advocacia