Advocacia: um mercado saturado ou carente?


Por Marcos Relvas em 21/11/2018 | Comentários: 0

Anna Paula Cavalcante G Figueiredo

 

Caríssimo, muito bom dia! Como é bom dialogar com você sobre assuntos que são do interesse geral da advocacia brasileira. Hoje quero refletir sobre uma aflição de muitos advogados, especialmente os que estão em início de carreira.

É muito comum eu ser indagado por colegas que se sentem inseguros em investir na sua carreira pelo medo da saturação do mercado para advogados. 

Ora caríssimo, de fato o nosso mercado se encontra em um patamar muito individualizado: dados do Conselho Federal da OAB de 2016 contabilizaram que somos mais de 1 milhão de advogados no país. Além disso, no Brasil possui um número elevadíssimo de cursos de Direito em relação a outros países do mundo. De fato os números impactam e nos levam a refletir se realmente há espaço para todos esses profissionais no mercado.

Bom, eu quero te dizer uma coisa. Apesar desses números exorbitantes, o mercado da advocacia é, na realidade, carente. Ai você me pergunta, como assim professor? Carente com mais de 1 milhão de advogados?

Sim, nosso mercado é carente de profissionais especializados, que buscam se diferenciar para trazer aos seus clientes uma proteção eficiente de seus direitos. Para esse tipo de advogado o mercado é muito promissor e está em franca expansão. 

Entendo que um grande erro de muitos colegas é a falta de construção de uma atuação  especializada, voltada para uma seara específica do Direito. A generalização de serviços pode implicar em grande prejuízo à carreira do advogado, trazendo um volume alto de demandas e poucos resultados financeiros. 

Por isso, a minha principal dica para você advogado em início de carreira ou para você que já possui uma experiência, mas quer ampliar seus resultados, é pensar uma estratégia de trabalho que busque a sua especialização em um ramo específico do Direito. Torne-se um expert naquilo que você pretende trabalhar e eu tenho certeza que você será um advogado diferenciado no mercado. 

No mais, meu querido colega, mãos às obras! Não se abata em razão de números. Trabalhe duro para que você consiga se tornar um advogado diferenciado no mercado! 

Até a nossa próxima reflexão! 

 

Seguir este artigo

Sobre o autor

Marcos Relvas

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCC (1984) e mestrado em Direito pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2004). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2004). Publicou o livro Comércio Eletrônico Aspectos Contratuais da Relação de Consumo - Editora Jurua (2005). Foi Coordenador da pós-graduação em Direito da Universidade de Cuiabá - UNIC e Professor de Direito na graduação na Faculdade Afirmativo de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Foi Coordenador da pós-graduação geral da Faculdade Cathedral de Barra do Garças-MT e Professor de Direito na graduação. Tem experiência como advogado nas áreas do Direito Empresarial, Tributário e Direito Internacional Privado. Atualmente é consultor jurídico independente e presidente da Associação Brasileira de Contribuintes.


Cursos relacionados

Os 3 erros que te fazem perder o cliente na primeira reunião

Descrição dos erros que devem ser evitados ao entrevistar possíveis clientes, para duplicar a sua taxa de contratação

Rafael Corte Mello - Advogado, professor, mestre em direito. Mais de 20 anos de experiência na advocacia de litígio

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 25/06/2019 10:00

Turma: Junho/2019

Código: 461

Mais detalhes

ADB PRO

Método prático para alcançar honorários extraordinários e estabilidade financeira na advocacia

Márcio Vieira - Advogado, professor, mestre em direito. Mais de 20 anos de experiência com direito bancário.

Rafael Corte Mello - Advogado, professor, mestre em direito. Mais de 20 de experiência na advocacia de litígio.

Investimento:

R$ 1.997,00

Assista agora!

Turma: ADBPRO - Junho/2019

Código: 449

Mais detalhes

Workshop: Resolução de Débitos Bancários

Como gerar resultados extraordinários em uma das áreas mais rentáveis da advocacia

Márcio Vieira - Advogado, professor, mestre em direito. Mais de 20 anos de experiência com direito bancário.

Rafael Corte Mello - Advogado, professor, mestre em direito. Mais de 20 de experiência na advocacia de

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 18/06/2019 10:00

Turma: Junho/2019

Código: 450

Mais detalhes

Mais artigos de Marcos Relvas

Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se