Advocacia de sucesso: planejando para crescer


Por Inara de Pinho em 11/07/2016 | Comentários: 0

O Business Model Canvas é uma ferramenta criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, para a modelagem de negócios empresariais e que pode ser adaptado para a área jurídica, mais especificamente, para os escritórios de advocacia.

Visão empreendedora

O advogado que realmente quer se destacar na sua área deve conhecer o business model canvas e criar o seu modelo de negócio. Essa ferramenta auxilia os advogados no processo de criação, diferenciação e inovação do modelo de negócio mais apropriado para o seu segmento de atuação (tributária, trabalhista, família, criminal, ambiental, etc.) e o tipo de clientela que pretende alcançar (pessoas físicas ou jurídicas).

Portanto, não basta investir em um escritório bem equipado e em uma biblioteca jurídica completa se você não pensou em qual será a estratégia para alcançar os seus objetivos. 

É fundamental criar o seu modelo de negócio. 

Utilizando o business model canvas, você poderá fazê-lo a partir de quatro etapas básicas:

Como?     


O que?     

 

Pra quem? 

 

Quantos?  

O seu modelo de negócio pode fazer toda a diferença para alavancar o sucesso do seu escritório de advocacia!

Quer saber como estruturar o seu?

Na próxima quarta-feira (13/07), às 10 horas, o Prof. Marcos Relvas promove o Seminário sobre modelagem de negócios jurídicos aqui no IbiJus.

O objetivo é fazer uma demonstração prática de como elaborar um projeto para o seu escritório utilizando o Business Model Canvas em uma versão voltada para a advocacia: o Legal Canvas.

Faça sua inscrição GRATUITAMENTE no link:
http://www.ibijus.com/curso/94-seminario-de-modelagem-de-negocios-juridicos


É importante ressaltar que o Modelo de Negócios não é sinônimo de Plano de Negócios: a análise e reflexão sobre o Modelo possibilitam a elaboração de um Plano bem estruturado e com maior potencial de sucesso. Mudanças no Modelo de Negócios implicam automaticamente em atualizações no Plano de Negócios.

Com a ajuda do Quadro, o empreendedor cria seu Modelo de Negócios com quatro conceitos que fazem muita diferença:

• Pensamento visual
• Visão sistêmica
• Cocriação
• Simplicidade e aplicabilidade

Confira a cartilha que o Sebrae disponibiliza para conhecer em detalhes cada etapa, os diferenciais da utilização e como criar o seu próprio Quadro. Experimente-o, de forma descomplicada e intuitiva, e aumente o potencial do seu negócio.

Baixe "O Quadro de Modelo de Negócios: um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios" (em PDF).

Fonte: Sebrae Nacional

Seguir este artigo

Sobre o autor

Inara de Pinho

Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Especialista em direito público, gestão florestal e de recursos hídricos. Mais de 20 anos de carreira construída a partir da advocacia empreendedora e na docência do ensino superior. No Ibi Jus atua com a gestão acadêmica, coordenando a equipe de professores e a criação de cursos/eventos de extensão, primando pela oferta de conteúdos aplicados à prática da advocacia com foco na busca de resultados. Como advogada, auxilia empresas na gestão jurídica-ambiental. É consultora do Centro de Excelência em Gestão, atuando especialmente com a gestão empresarial sustentável, voltada para a obtenção e manutenção de certificações ambientais. Faz parte da equipe de auditores da área de meio ambiente da multinacional Bureau Veritas Certification.


Cursos relacionados

Falar em público com firmeza e segurança

Entenda que falar em público não é um dom e que qualquer um pode falar em público com facilidade...

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 22/11/2019 10:00

Turma: Novembro/2019

Código: 502

Mais detalhes

GTT PRO

Método prático para construção de carteira de ações tributárias

Marcos Relvas - Mestre em Direito do Estado no Estado Democrático de Direito

Investimento:

R$ 2.490,00

Assista agora!

Turma: Novembro/2019

Código: 496

Mais detalhes

Mais artigos de Inara de Pinho

Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se