Quer mais produtividade para o seu escritório de advocacia?


Por Inara de Pinho em 01/07/2016 | Comentários: 0

Invista na gestão! Afinal um escritório de advocacia é um negócio que demanda uma administração empreendedora e estratégias de marketing, sem, contudo, que isso viole os preceitos éticos da Ordem dos Advogados do Brasil.

Sim. Advogado também é empreendedor!

Observando o atual contexto da advocacia, verifica-se que as coisas mudaram e que o advogado empreendedor precisa sair da sua zona de conforto (escritório) e adotar uma postura mais proativa. 

O mercado está mais competitivo e o cliente passou a exigir melhor atendimento, preferencialmente aquele personalizado e também a querer um melhor entendimento do serviço que será realizado, não se contentando apenas com a velha frase “nós cuidaremos do seu caso”. 

Mas, diante disso, como gerar resultados economicamente sustentáveis para o seu escritório?

Seguem algumas dicas que podem ajudar quem está iniciando ou pretende ingressar na advocacia:

1) Ofereça soluções para os seus clientes

Substitua aquele rol de áreas de atuação do escritório por soluções concretas aos seus clientes. Isto é, ao invés de dizer que atua na área tributária, ofereça a restituição de tributos pagos indevidamente. O cliente entenderá de forma concreta quais os benefícios ele terá contratando os serviços do seu escritório. 

2) Escolha os seus clientes

Seja proativo. Substitua o comportamento reativo. Ao invés de distribuir cartões de visita e aguardar os clientes aparecerem no escritório, busque os clientes que deseja, de acordo com a sua área de atuação. A conquista de clientes dependerá do seu empenho nesse aspecto. Estabeleça metas e visite os clientes oferecendo as soluções jurídicas que você já desenvolveu.

3) Promova um atendimento personalizado

Conquiste o cliente e mantenha o relacionamento com ele para que possa acompanhar o seu nível de satisfação. O mundo hoje está muito impessoal, ou seja, somos tratados como um número, como um usuário padrão, como um login e uma senha. Faça com que seu cliente se sinta especial e proporcione a ele reuniões personalizadas com você para falar sobre possíveis resultados do processo.  Mantenha o cliente informado sobre os trâmites  e o desfecho do processo(utilize as ferramentas tecnológicas disponíveis). 

4) Evite criar falsas expectativas

Seja claro com o seu cliente e procure esclarecer, desde o início, os meios extrajudiciais e judiciais cabíveis para o caso; as etapas do procedimento, as possibilidades (ou não) de acordo, os prós e os contras porventura existentes. Procure deixar o cliente seguro de que foram tomadas as medidas mais viáveis e adequadas.

5) Gerencie os resultados

Como todo negócio, o desempenho do escritório de advocacia deve ser gerenciado.

Medidas de desempenho podem ser classificadas, segundo Bernardi (2003) em econômico-financeiras, operacionais e de desempenho global. Há várias metodologias que podem ser utilizadas para o gerenciamento de resultados. Bernardi (2003) sugere que a metodologia escolhida possibilite a avaliação sob a perspectiva dos clientes, da gestão dos processos, do crescimento e da financeira.

6) Promova revisões periódicas na gestão 

Há várias causas de gestão inadequada e descuido que podem ser evitadas quando há uma revisão programada para que sejam feitas as devidas correções. A metodologia PDCA pode ser utilizada visando a melhoria contínua, mas independente da implementação de qualquer ferramenta de gestão, vale a pena, frequentemente, responder a três questões (BERNARDI, 2003):

Onde estou?
Onde quero chegar?

Finalmente, vale dizer que “reinventar” a gestão do escritório de advocacia, criando produtos e serviços diferenciados e implementando uma gestão de alta performance poderá lhe render resultados extremamente positivos, mas também dependerá de muito trabalho.

Como a formação acadêmica em Direito é eminentemente técnica, é válido investir em leituras e conhecimento sobre gestão, pois administrar um empreendimento como esse não deve ser um procedimento intuitivo, mas fruto de um planejamento bem elaborado.

Referências

BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.

Quer saber mais sobre o tema?

Participe da palestra gratuita “Os 7 erros que os advogados mais cometem” e saiba como evita-los ou corrigi-los.

Será ao vivo e online, no dia 06/07/2016, às 10:00. Faça sua inscrição pelo link http://www.ibijus.com/curso/92-os-7-erros-que-os-advogados-mais-cometem

Seguir este artigo

Sobre o autor

Inara de Pinho

Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Especialista em direito público, gestão florestal e de recursos hídricos. Mais de 20 anos de carreira construída a partir da advocacia empreendedora e na docência do ensino superior. No Ibi Jus atua com a gestão acadêmica, coordenando a equipe de professores e a criação de cursos/eventos de extensão, primando pela oferta de conteúdos aplicados à prática da advocacia com foco na busca de resultados. Como advogada, auxilia empresas na gestão jurídica-ambiental. É consultora do Centro de Excelência em Gestão, atuando especialmente com a gestão empresarial sustentável, voltada para a obtenção e manutenção de certificações ambientais. Faz parte da equipe de auditores da área de meio ambiente da multinacional Bureau Veritas Certification.


Cursos relacionados

GTT PRO

Método prático para construção de carteira de ações tributárias

Marcos Relvas - Mestre em Direito do Estado no Estado Democrático de Direito

Investimento:

R$ 2.490,00

Turma: Novembro/2019

Código: 496

Mais detalhes

Falar em púbico com firmeza e segurança

Entenda que falar em público não é um dom e que qualquer um pode falar em público com facilidade...

Inscrições gratuitas

Turma: Novembro/2019

Código: 502

Mais detalhes

Recupere ICMS sobre TUST/TUSD em 5 etapas práticas

Entenda a fundamentação das parcelas improcedentes do ICMS sobre a conta de energia elétrica

Marcos Relvas - Mestre em Direito do Estado no Estado Democrático de Direito

Inscrições gratuitas

Turma: Novembro/2019

Código: 503

Mais detalhes

Mais artigos de Inara de Pinho

Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se