Quais são as competências do advogado moderno?


Por Ana Paola Almeida em 04/07/2019 | Comentários: 0

homem de terno

Trabalhei como advogada durante 15 (quinze) anos e dominava muito bem o conhecimento teórico da profissão (leis, jurisprudências, doutrinas), bem como a parte prática: audiência, sustentação oral, despachos. Estes nunca foram problemas, porque no decorrer da minha carreira tomei o devido cuidado de sempre me reciclar e me atualizar em relação ao conteúdo jurídico.

Mas quando ingressei no mundo da gestão legal e mudei o meu foco de trabalho, precisei me reinventar. Ao invés do cliente propriamente dito, o advogado e as bancas eram meus clientes e me vi obrigada a pensar quais eram as necessidades do advogado.

E aí vieram as indagações: Quando um cliente escolhe um profissional, quais os critérios que ele leva em consideração? Reputação, indicação de amigos, valor dos honorários. Certo? Certo. Mas o que mais ingressa nesta equação?

Foi então que percebi que o cliente moderno, focando aqui no cliente empresário, mas válido também para o cliente pessoa física, quer e precisa de algo mais. Ele quer que o advogado além do direito, conheça também do seu negócio, tanto quanto conhece do direito. Ele quer que o cliente saiba sobre o nicho no qual está inserido, quais são os pontos positivos do negócio e também as fraquezas.

Explicar qual o recurso jurídico e a medida mais adequada naquele momento, vários profissionais do meio jurídico podem dizer, mas tomar esta decisão sabendo que o Brasil e China lançaram um fundo de investimento de US$ 20 bilhões para financiar projetos de infraestrutura considerados de comum interesse para os dois países e antecipar ao seu cliente como esta informação pode impactar positivamente em seu negócio, são poucos advogados que sabem. E aí está a diferença.

Foi pensando nisto que passei a assinar revistas como a Exame e Você s/a, para compreender melhor o que se passa no mundo empresarial e assim poder auxiliar meus clientes a atenderem melhor seus próprios clientes.

Então esta é a minha recomendação. Não fique restrito ao conhecimento jurídico. Diversifique! Conheça o negócio de seu cliente, vá além do direito, faça com que ele tenha prazer em conversar com você sobre sua empresa. Faça com que ele saiba que pode confiar em você não apenas porque você é um advogado com bom conhecimento jurídico, mas porque além do conhecimento jurídico você tem o conhecimento do negócio dele.

Se você trabalha em uma Banca, pode requisitar ao setor de recursos humanos a compra das revistas acima mencionadas, uma vez que se trata de um investimento para os profissionais que ali trabalham.

Caso não seja interesse do escritório, faça você mesmo este investimento. Eu tenho certeza que valerá a pena. Para mim valeu!

Pense grande! O profissional do mundo jurídico moderno além do conhecimento técnico, precisa de novas competências como visão sistêmica, orientação a resultados, liderança, trabalho em equipe, etc....

Mas comece com o primeiro passo: Adquira conhecimento além do jurídico! Faça a diferença!

Ah... e não podemos esquecer dos jornais impressos e online. As notícias hoje são rápidas e exigem que nós também sejamos.

 

Seguir este artigo

Sobre o autor

Ana Paola Almeida

Advogada especializada em propriedade intelectual, coaching, especialista em marketing pessoal e consultora interna na área de gestão legal. Estrategista em Gestão de Marcas Pessoais na Advocacia (Personal Branding) Tenho 25 anos de experiência como advogada e 9 anos como consultora em gestão legal.


Cursos relacionados

GTT PRO

Método prático para construção de carteira de ações tributárias

Marcos Relvas - Mestre em Direito do Estado no Estado Democrático de Direito

Investimento:

R$ 2.490,00

Turma: Agosto/2019

Código: 464

Mais detalhes

Ciclo de palestras: Gestão Digital na Advocacia

Acelere resultados com Gestão Digital na Advocacia

Inscrições gratuitas

Turma: Julho/19

Código: 466

Mais detalhes

Jornada AdvExpert: Recuperação de PIS/COFINS

Advogados unidos contra o abuso do Fisco

Marcos Relvas - Mestre em Direito do Estado no Estado Democrático de Direito

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 13/08/2019 10:00

Turma: Agosto/2019

Código: 467

Mais detalhes

Mais artigos de Ana Paola Almeida

Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se