alt-text alt-text

A importância do desenvolvimento das skills na carreira jurídica


Por ALLISON SANTOS em 05/05/2021 | Advocacia | Comentários: 0

Tags: Carreira Jurídica, Direito, Inteligência Emocional.

A importância do desenvolvimento das skills na carreira jurídica


Muito se fala em como alcançar sucesso na advocacia, e o famigerado sucesso muitas vezes é atrelado a riquezas, carros de luxo, bons ternos, ou possibilidades de viagens internacionais, ou para alguns apenas ter uma estabilidade financeira que possa dar a família dos causídicos tranquilidade na realização dos sonhos. 

Ocorre que muitos advogados já perderam a vontade pelo mesmo e o que desejam da hora que acordam até o momento que vão dormir é conseguir pagar suas contas do escritório e proporcionar o mínimo de dignidade a sua família. 

Este fato vem ocorrendo porque com o aumento dos profissionais na área vem causando espanto aos advogados mais “velhos” com medo de perder espaço para os mais jovens, e estes com medo de não conseguirem chegar no nível dos mais “velhos”. 

Nota-se que é uma celeuma onde o rato possui medo do cachorro, e não do gato, e isso vem ocorrendo porque os profissionais em vez de se preocuparem com as suas carreiras, começam a pautar sua vida profissional no “sucesso” posto nas redes sociais pelos demais colegas de profissão, enquanto a realidade é outra, e iniciam uma corrida dentro da roda dos ratos, onde se corre e não se chega a lugar nenhum. 

Afirmo sem medo de errar, sendo professor universitário que as faculdades preparam os futuros advogados a dominar o direito material para passar na prova da OAB ou até mesmo nos concursos públicos, mas não desenvolve inteligencia emocional para lidar com as adversidades do mundo profissional, e a somatória disso é que temos cada vez mais profissionais frustrados e imersos na ansiedade. 

Desenvolver as skills sejam elas Hard Skills ou Soft Skills são fatos primordiais para que os nobres causídicos se armem contra as negatividades e armadilhas da vida profissional e da internet. 

Para aqueles que não estão acostumados com essas terminologias, saiba que as hard skills e as soft skills são tipos de habilidades, sendo a primeira, habilidades técnicas aprendidas em cursos, especializações, ou até mesmo a própria faculdade de Direito, já as soft skills sãs as habilidades comportamentais, que muitas vezes, e cada vez mais temos cursos ensinando (resiliência, oratória, inteligencia emocional, negociação e vendas, etc),  ela tem que ser desenvolvida pelo próprio profissional de acordo com seu padrão comportamental. 

O impacto das skills na vida do profissional moderno e do futuro, são gigantescas, pois, nada adianta você querer lotar sua agenda ou ingressar em um grande escritório se você não possuir habilidades técnicas e comportamentais capazes de te levar ao êxito das suas tarefas diárias. 

Sim, digo êxito e não sucesso, pois, muitas vezes queremos o sucesso (meta-fim), mas esquecemos que este é a somatória de êxitos constantes (meta-meio), portanto, antes de procurar receitas de como ficar rico na internet, ou ficar se julgando o porquê não é contratado por um grande escritório que possa lhe pagar vultuosos honorários, ou até mesmo ter clientes que não pestanejem em lhe pagar os valores nas quais você almeja, pare e reflita comigo, “Eu tenho todas as habilidades, técnicas e emocionais para isso”, se você ficou na dúvida é necessário que reveja suas skills. 

O aprimoramento de habilidades deve ser algo constante, seja para os jovens advogados que estão no mercado, seja para os advogados que já atuam há muito tempo, com um mundo cada vez mais dinâmico, e com as informações na palma da mão e de forma gratuita na maioria das vezes, só não se desenvolve que aguarda o bilhete premiado da loteria. 

A advocacia assim como a maioria das profissões é um cenário de guerra, portanto vista sua farda, coloque seu terno e sua gravata, e vá realizar um treinamento intensivo para ser o “soldado completo”, pois em um mercado cheio de soldados com a mesma formação e habilidades, você jamais irá se destacar. 

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Ibijus


Sobre o autor

ALLISON SANTOS

Mestre em Direito na linha de pesquisa "Soluções Alternativas para Controvérsias Empresariais" pela Escola Paulista de Direito de São Paulo (EPD), Pós Graduado em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito (EPD), Pós Graduado em Direito Empresarial pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV), Pós em Direito, Economia e Contabilidade com Ênfase na Gestão Pública pelo Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV), Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito, pela Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB). -Docente na Universidade Paulista- UNIP, nos cursos de graduação e pós graduação; Docente no Instituto Brasileiro de Direito- IBJUS, ex Diretor do Departamento Jurídico da Procuradoria do Município de Caconde- Estado de São Paulo; atualmente Advogado no escritório Allison Santos & Advogados Associados, atuante áreas Direito Público e Empresarial, com foco em pequenas e médias empresas. Palestrante em inteligência emocional na advocacia, criador do método "Advocacia de Guerrilha".


Cursos relacionados

Os Maiores Honorários da Recuperação Tributária

Como recuperar tributos indevidos em até 90 dias e conquistar clientes em todo Brasil.

Inscrições gratuitas

Turma: Agosto/2022

Código: 851

Mais detalhes

NovaAdv - Advocacia Trabalhista - Módulo 1

Faça sua inscrição e assista ao módulo completo

Investimento:

R$ 49,90

Assista agora!

Turma: Módulo 1 - Advocacia Trabalhista

Código: 666

Mais detalhes

NovaAdv - Advocacia Trabalhista - Módulo 2

Faça sua inscrição e assista ao módulo completo

Investimento:

R$ 49,90

Assista agora!

Turma: Módulo 2 - Advocacia Trabalhista

Código: 667

Mais detalhes
Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se