Professor Instituto IbiJus

São Paulo

Vinícius Marin Cancian

Mestre em Processo Civil pela PUC/SP. Aluno especial do mestrado em Direito Negocial da UEL/PR. Especialista em Processo Civil pela Toledo de Presidente Prudente. Parecerista da CIDH. Professor assistente da FADISP (mestrado e graduação). Advogado no escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica.


Curriculo Lattes
Seguir professor

Vinícius Marin Cancian

Mestre em Processo Civil pela PUC/SP. Aluno especial do mestrado em Direito Negocial da UEL/PR. Especialista em Processo Civil pela Toledo de Presidente Prudente. Parecerista da CIDH. Professor assistente da FADISP (mestrado e graduação). Advogado no escritório Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica.


Experiência profissional

  • Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica

    Advogado

    8/2018 até o momento - São Paulo - Brasil

    Atuação voltada à pesquisa jurídica, tanto acadêmica quanto direcionada aos processos. A pesquisa acadêmica é direcionado ao auxílio dos professores Arruda Alvim e Thereza Alvim em seus livros jurídicos e aulas da graduação a pós graduação. A pesquisa direcionada aos processo implica no auxílio e elaboração de pareces jurídicos. No contencioso cível, a advocacia é direcionada a casos selecionados na elaboração de peças, assim como atuação nos tribunais locais (despacho, entrega de memoriais e sustentação oral).

  • FADISP

    Professor assistente

    8/2019 até o momento - São Paulo - Brasil

    Professor assistente da graduação na disciplina de Recursos Cíveis, assim como no crédito de Processo Constitucional, no Mestrado, junto ao professor Rennan Faria Kruger Thamay.

  • Pinheiro e D'arce Pinheiro Advogados

    Advogado

    7/2017 à 8/2018 - Presidente Prudente - Brasil

    Pesquisa jurídica direcionada ao contencioso cível, com atuação direcionada a casos selecionados, com especial enfoque nos Tribunais Superiores (STF e STJ). Contribuição interna com os demais advogados do escritório em questões que exigissem uma pesquisa apurada, assim como atualização com temas atuais de processo civil.

  • Toledo Prudente Centro Universitário

    Professor

    1/2016 à 8/2018 - Presidente Prudente - Brasil

    Professor de prática jurídica civil e processo civil.

  • Daniel Colnago Advocacia

    Advogado

    1/2016 à 7/2017 - Presidente Prudente - Brasil

    Atuação em advocacia personalizada, com enfoque em casos estratégicos. Advocacia voltada ao interesses do cliente que necessitasse de direcionamento jurídico concentrado ao seu caso, mediante estudo prévio e reuniões de equipe, em que se debatia a melhor estratégia para o caso.


Formação acadêmica

PUC-SP
Mestre

2017 à 2019 - São Paulo - Brasil

Realização de créditos semestrais (seis ao todo), com apresentação de seminário e o preenchimento de questionários. Publicação de artigos em periódicos com qualis e que compuseram capítulos de livros.

Dissertação aprovada com nota 10,0 intitulada "A autonomia procedimental da tutela antecipada antecedente em relação à estabilização dos seus efeitos", sob a orientação da profa. Dra. Arlete Inês Aurelli.

Toledo Prudente Centro Universitário
Especialista

2016 à 2018 - Presidente Prudente - Brasil

Comparecimento em aulas, apresentação de questionários, seminários e artigos.

Monografia aprovada com nota 10,0, intitulada "A fluidez elementar das tutelas provisórias: fundamento à fungibilidade entre a urgência e a evidência", sob orientação do prof. Me. Daniel Colnago Rodrigues.

Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Aluno Especial no Mestrado

2017 à 2017 - Londrina - Brasil

Aluno especial do programa de mestrado em direito negocial.

Elaboração de artigos e seminário.

Toledo Prudente Centro Universitário
Bacharelado em Direito

2011 à 2015 - Presidente Prudente - Brasil

Dissertação aprovada com nota 10,0, intitulada "Indenização Patrimonial e Extrapatrimonial do Empregador Decorrente do Assédio do Moral", sob orientação do prof. Dr. Sandro Marcos Godoy.


Artigos em destaque

O afastamento da estabilização da tutela antecipada antecedente: o STJ e a divergência entre o agravo e a contestação

  O rearranjo estrutural das tutelas provisórias no CPC/2015 não foi a única mudança que sentida na transição das legislações processuais. Dentre as mudanças sentidas – pos...

Por Vinícius Marin Cancian em 22/11/2019 | Comentários: 0

Juizados especiais, rescisória e a coisa julgada inconstitucional: o Supremo e a liminar da ADPF 615/DF

  O sistema dos Juizados Especiais vive uma realidade apartada daquela que estamos acostumados no processo comum. Os princípios da simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade (art. 3º, Lei 9099/1995) conferem ao...

Por Vinícius Marin Cancian em 31/10/2019 | Comentários: 0