alt-text

Professora Instituto IbiJus

Belo Horizonte

Sandrelise Chaves

Empreendedora, investidora de startups premiadas e reconhecidas no ecossistema de inovação, sobretudo em programas de aceleração e indução de negócios, como o SEED MG e o PUCTec, diretora executiva, de operações e relacionamentos estratégicos de empresas de tecnologia, presidente da Comissão de Direito para Startups da OAB Contagem/MG, auditora de Tribunais de Justiça Desportiva, servidora pública da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, professora universitária, autora de livros e artigos, palestrante, mentora de negócios e advogada.


Curriculo Lattes
Seguir professor
Publicações

Sandrelise Chaves

Empreendedora, investidora de startups premiadas e reconhecidas no ecossistema de inovação, sobretudo em programas de aceleração e indução de negócios, como o SEED MG e o PUCTec, diretora executiva, de operações e relacionamentos estratégicos de empresas de tecnologia, presidente da Comissão de Direito para Startups da OAB Contagem/MG, auditora de Tribunais de Justiça Desportiva, servidora pública da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, professora universitária, autora de livros e artigos, palestrante, mentora de negócios e advogada.


Experiência profissional

  • Grupo ConsuTI

    CEO

    6/2015 até o momento - Belo Horizonte - Brasil

    CEO e cofundadora do Grupo ConsuTI, negócios de tecnologia. A ConsuTI presta assessoria e consultoria em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial, para criar soluções que possibilitem a transformação digital de empreendimentos.

  • SporTI - Tecnologia e Gestão no Esporte

    Diretora de Operações e Relacionamentos Estratégicos

    8/2016 até o momento - Belo Horizonte - Brasil

    A SporTI é startup de tecnologia para gestão esportiva de competições, escolas de esportes e esportes eletrônicos.

  • Comissão de Direito para Startups - OAB Minas Gerais - 83ª Subseção - Contagem.

    Presidente

    5/2019 até o momento - Contagem - Brasil

    Fundadora e Presidente da Comissão de Direito para Startups - OAB Minas Gerais - 83ª Subseção - Contagem.

  • Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais

    Assistente do Advogado-Geral do Estado

    3/2020 até o momento - Belo Horizonte - Brasil

  • Federação Mineira de Futebol - FMF

    Auditora

    12/2018 até o momento - Belo Horizonte - Brasil

    Auditora Suplente da 4ª Comissão Disciplinar. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) é o órgão judicante do futebol.

  • Confederação Brasileira e Futebol 7

    Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva

    11/2019 até o momento - Colatina - Brasil

    Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira e Futebol 7.

  • Federação Mineira de Futebol Americano - FEMFA

    Auditora-Presidente

    1/2018 até o momento - Belo Horizonte - Brasil

    Auditora Presidente da 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva.

  • Federação Mineira de Voleibol

    Auditora

    11/2019 até o momento - Belo Horizonte - Minas Gerais

    Auditora do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Voleibol.

  • Faculdade de Direito de Contagem - FDCON

    Professora e Coordenadora de Pesquisa

    8/2016 à 8/2019 - Contagem - Brasil

    Coordenadora de Pesquisa. Criadora do Projeto "Difusão Jurídica no Ecossistema de Inovação" (agosto/2018). Atualmente, professora das disciplinas Metodologia Científica e Monografia Jurídica II (Elaboração e Supervisão). Avaliadora em Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Direito. Orientadora de pesquisa dos alunos do curso de Direito. Atuação em outros semestres: Direito Empresarial II (Direito Societário), Direito Tributário II (Tributos em Espécie), Direito Empresarial IV (Falência e Recuperação Empresarial), Direito Econômico I (Direito Concorrencial) e Direito Econômico II (Direito Regulatório), avaliadora em Bancas de Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Segurança Pública.

  • SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development

    Membro da Comissão de Equidade de Gênero

    6/2018 à 1/2019 - Belo Horizonte - Brasil

    Na 5ª rodada do SEED, de 95 empreendedores, 13 são mulheres. De 35 startups, apenas 6 são lideradas por mulheres. E em 5 eventos oficiais tivemos apenas 1 mulher no palco, de 15 convidados. Então, para dar visibilidade, reconhecimento e incentivo à mudança... #BeSEED

  • Polícia Militar de Minas Gerais - PMMG

    Professora

    12/2017 à 4/2018 - Belo Horizonte - Minas Gerais

    Professora de Metodologia do Ensino da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais - Escola de Formação de Sargentos. Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública (CSTSP) / Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) - 2017/2018.

  • Banco Semear S.A.

    Advogada Sênior

    6/2015 à 1/2018 - Belo Horizonte - Brasil

    onsultoria e assessoria em matéria cível, societária, empresarial e bancária. Elaboração de contratos de fornecedores, prestadores de serviços, acordos operacionais e parcerias; elaboração de instrumentos de confissão de dívida, alienação fiduciária de imóveis, cessão fiduciária de direitos e demais instrumentos da Instituição (formulários de cadastros, contas correntes, cédulas de crédito e outros); elaboração de atos societários, acordos de acionistas, assessoramento jurídico aos departamentos da empresa perante órgão regulador (BACEN), análise regulatória e parecer técnico dos instrumentos formais da Instituição. Consultoria junto à área de desenvolvimento de produtos bancários, em especial estruturação dos produtos: adquirência, Carteira de Crédito Imobiliário, Letras de Crédito Imobiliário e FIDCs. Suporte e atendimento à área de formalização das operações de pessoas jurídicas e também as demais áreas da Instituição. Suporte e atendimento à auditoria interna, externa e órgãos reguladores.


Formação acadêmica

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Master of Business Administration

2020 à 2022 - Belo Horizonte - Brasil

Universidade FUMEC
Master of Business Administration

2017 à 2020 - Belo Horizonte - Brasil

Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre

2011 à 2014 - Belo Horizonte - Brasil

Mestrado em Direito (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Título: A Reprodutibilidade na Educação Jurídica Criticada à Luz da Tríade Ensino-Pesquisa-Extensão: a (de)formação técnica nos cursos jurídicos,Ano de Obtenção: 2014. Orientador: Andityas Soares de Moura Costa Matos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Uniseb Centro Universitário
Especialista

2010 à 2011 - Belo Horizonte - Brasil

Especialização em Consultoria Jurídica Empresarial. (Carga Horária: 360h). Uniseb Centro Universitário, UNISEB, Brasil. Título: A Sucessão nas Empresas Familiares: a importância do planejamento jurídico. Orientador: Juarez Monteiro de Oliveira Júnior.

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais
Bacharel

2005 à 2009 - Belo Horizonte - Brasil

Graduação em Direito. Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, FEAD, Brasil. Título: Educação e (Des)Igualdade: uma análise das Ações Diretas de Inconstitucionalidade n° 3330, n° 3314 e n° 3379 sobre o PROUNI. Orientador: Vladimir Pinto Coelho Feijó. Bolsista do(a): Governo Federal, PROUNI, Brasil.