alt-text

Expansão imobiliária e patrimônio cultural: convivência (im)possível?

Debate sobre a efetividade do artigo 216 da Constituição Federal

Ops! As inscrições para essa turma estão encerradas. Para ser avisado das próximas cadastre-se abaixo!

O impacto no patrimônio material gerado pela expansão imobiliária, o crescimento do consumo, da inovação e do entretenimento dinamizam a indústria cultural no Brasil. Como reflexo do impacto desta tendência mundial no patrimônio imaterial, existe a necessidade de implementação de sistemas e instrumentos de gestão do patrimônio que enfrentem diretamente essa realidade, evitando a estandardização das paisagens, a utilização mercadológica dos espaços urbanos, negligenciando a devida proteção e privilegiando o interesse econômico.

Dessa forma, corre-se o risco de ver protegido apenas o que interessa ao mercado, gerando uma massificação da cultura, haja vista que o mercado cultural criar padrões de consumo. Ao se privilegiar o lucro da proteção em detrimento do patrimônio cultural, desvirtua-se o valor genuíno do patrimônio cultural, protegendo as tendências do mercado. Esse será a dicussão proposta nessa palestra!

Será aberto espaço para perguntas com o objetivo de promover um breve debate sobre o tema.

Ao final, o palestrante lançará o livro de sua autoria "PATRIMÔNIO CULTURAL - Proteção versus Expansão Imobiliária - A efetividade do art.216 da CF/88"

Professores de referência em suas áreas de atuação

alt-text
Jesmar César da Silva

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002).Mestre em Direito Público na Puc Minas na Linha Sociedade, Estado e Constituição nos Paradigmas do Estado...

Saiba mais...

A palestra é indicada aos profissionais da área jurídica e estudantes que se interessem pelo Direito Imobiliário e Direito Urbanístico e suas implicações.

Problemática proposta 
Patrimônio Cultural /Expansão Urbana
Direito Imobiliário/Direito Urbanístico
Planejamento Urbano

1 - A palestra é gravada ou ao vivo?

A transmissão da palestra é ao vivo.

2 - Vou receber um certificado de participação?

certificado será emitido para aqueles que fizeram registro de presença na sala. Para registrar a presença no evento é necessário estar inscrito na palestra e acessar a aula pelo painel do aluno no site do IbiJusOs participantes poderão adquirir o download do certificado, mediante pagamento da taxa de emissão (R$ 19,00), através do painel do aluno.

3 - Qual é a configuração recomendada do meu computador para assistir as aulas?

Veja abaixo as configurações recomendadas/mínimas:

Descrição PC Mac
Sistema operacional Windows verões: XP Service Pack3, 2003 Server, Vista 32 bits/64 bits, Windows 7 32 bits/64 bits Mac OS versões: 10.5, 10.6, 10.7, 10.8
Link de internet Acima de 1 mega. Conexões 3G podem apresentar falhas dependendo da intensidade do sinal Acima de 1 mega. Conexões 3G podem apresentar falhas dependendo da intensidade do sinal
Processador Intel ou AMD acima de 1GHz Intel acima de 1GHz
Memória RAM Acima de 1 gigabyte Acima de 1 gigabyte
Navegadores Chrome, Mozilla, Internet Explorer versão 8 ou superior. Safari versão 5 ou superior, Chrome ou Mozilla
JavaScript JavaScript e cookies habilitados JavaScript e cookies habilitados
Outros "Active X ativado (desbloqueado para IE é recomendado) Sun Java 5 ou mais recente" Apple Java 5 ou mais recente