alt-text

Fashion Law: Oportunidades para a advocacia no mercado da moda

Conheça o direito da moda e como os advogados podem atuar nesse mercado

Ops! As inscrições para essa turma estão encerradas. Para ser avisado das próximas cadastre-se abaixo!

Apesar do termo Fashion Law ter surgido nos Estados Unidos e ter começado a ser difundido no mundo, após a criação, por Susan Scafidi, do Fashion Law Institute, ligado à Fordham University, em Nova York, em 2010, alguns profissionais ainda “ironizam” esta área de atuação.

Mas o que os advogados ainda não entendem é que o mercado da moda não é futilidade, nem uma brincadeira. É um negócio de gigantes que movimenta, somente no Brasil, segundo a ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil), mais de US$ 45 bilhões em 2017 e geram diversos conflitos de natureza bem específicas, ligados à moda.

O Fashion Law ou Direito da Moda, trata exatamente destes conflitos ligados à moda e ao design, como direitos autorais, propriedade industrial, trade dress, concorrência desleal, direito do consumidor, sistema de franquia, regulação da internet e sustentabilidade, além de relações de trabalho e societárias, muitas outras que vão desde a criação até a comercialização de um produto.

A palestra tem como objetivo apresentar as diversas oportunidades existentes nesse segmento da advocacia e desmistificar o tema, abordando a relação direta do fashion law com diversos ramos do Direito.

Professores de referência em suas áreas de atuação

alt-text
Ana Paola Almeida

Advogada especializada em propriedade intelectual, coaching, especialista em marketing pessoal e consultora interna na área de gestão legal. Estrategista em Gestão de Marcas Pessoais na Advocacia...

Saiba mais...

A palestra é recomendada para profissionais do Direito que buscam ampliar sua área de atuação, jovens advogados e demais operadores do Direito que querem conhecer e debater sobre um segmento jurídico em franca expansão, porém, ainda pouco explorado.

1. Introdução ao Fashion Law: Conceitos e princípios gerais;

2. Fashion Law e Propriedade Intelectual;

3. Fashion Law e Contratos;

3. Fashion Law e Direito do Trabalho;

4. Fashion Law e Direito Ambiental;

5. Fashion Law e Direito Penal

1 - A palestra é gravada ou ao vivo?

A transmissão da palestra é ao vivo.

2 - Vou receber um certificado de participação?

O certificado será emitido para aqueles que fizeram registro de presença na sala. Para registrar a presença no evento é necessário estar inscrito na palestra e acessar a aula pelo painel do aluno no site do IbiJus. Os participantes poderão adquirir o download do certificado, mediante pagamento da taxa de emissão (R$ 19,00), através do painel do aluno.

3 - Qual é a configuração recomendada do meu computador para assistir as aulas?

Veja abaixo as configurações recomendadas/mínimas:

Descrição PC Mac
Sistema operacional Windows verões: XP Service Pack3, 2003 Server, Vista 32 bits/64 bits, Windows 7 32 bits/64 bits Mac OS versões: 10.5, 10.6, 10.7, 10.8
Link de internet Acima de 1 mega. Conexões 3G podem apresentar falhas dependendo da intensidade do sinal Acima de 1 mega. Conexões 3G podem apresentar falhas dependendo da intensidade do sinal
Processador Intel ou AMD acima de 1GHz Intel acima de 1GHz
Memória RAM Acima de 1 gigabyte Acima de 1 gigabyte
Navegadores Chrome, Mozilla, Internet Explorer versão 8 ou superior. Safari versão 5 ou superior, Chrome ou Mozilla
JavaScript JavaScript e cookies habilitados JavaScript e cookies habilitados
Outros "Active X ativado (desbloqueado para IE é recomendado) Sun Java 5 ou mais recente" Apple Java 5 ou mais recente