Direito tributário e empreendedorismo: Como ser advogado e empreendedor ao mesmo tempo?


Por Marcos Relvas em 29/01/2018 | Direito Tributário | Comentários: 0

alt-text

Um dos grandes desafios postos aos advogados é abrir o seu próprio escritório e conquistar seus clientes, pois a formação oferecida pelas faculdades de direito não contempla a disciplina empreendedorismo. E, com isso, muitos jovens recém-formados e até profissionais que já atuam no mercado, sofrem quando decidem pelo caminho de abrir próprio negócio.

Tão importante quanto causas ganhas e escritório cheio de clientes, é a boa administração do local. Por experiência, sei que esse não um caminho fácil, e tão pouco o mais rápido.

É preciso ter muita coragem e determinação para continuar seguindo em frente e superando os obstáculos que aparecem na caminhada.

Além das barreiras do empreendedorismo, vem a parte da prospecção de clientes. Essa muito importante para que mantenha o escritório vivo.

Dentro da minha área de atuação e especialização, o Direito Tributária, sei que existe um caminho que pode tornar o seu trabalho nesse momento mais ágil, e fazer com que você tenha mais sucesso na prospecção e rentabilidade do seu trabalho.

Como ganhar tempo com Direito Tributário

Um caminho a se seguir no Direito Tributário são as Grandes Teses Tributárias. Com elas você pode economizar o tempo gasto em audiências com outras atividades.

Isso acontece porque não existem audiências e tampouco a necessidade de criação de várias petições na área do Direito Tributário, já que estamos diante de causas ganhas por direito.

Esse fato vai ajudar você, advogado que quer estar à frente do próprio negócio, uma vez que a própria OAB já divulgou uma pesquisa dizendo que mais de 50% do tempo de um advogado, é tomado pela parte de preparação de tais eventos.

Nichos pouco explorados

Podendo economizar até 50% do tempo, o advogado pode aproveitar o tempo para prospectar novos clientes.

Mas, é preciso saber onde e como encontrar clientes para o seu nicho de mercado. Falando sobre o Direito Tributário, sabemos que existe uma parte do mercado que não está sendo completamente explorada e que pode representar uma grande oportunidade para o seu escritório. São as pequenas e médias empresas.

São elas que estão aquecendo o mercado apesar da crise que está instaurada em nosso país. E, é exatamente pelos empresários estarem mais cuidadosos em relação ao governo e à parte econômica que estão buscando ajuda junto a pequenos escritórios. Esse nicho está no começo, e tem muito chão pela frente ainda antes de saturar.

Escritórios que focam mais em uma parte do Direito, se destacam mais do que escritórios que atuam de maneira generalista no mercado.

Você pode achar ruim no começo ter que restringir seus clientes, mas com o tempo vai perceber que com isso consegue manter seu nome forte e seu escritório mais conhecido dentro do seu ramo de atuação.

A prospecção de clientes

Vamos pensar agora em como você vai conseguir acesso aos clientes e oferecer a sua proposta de prestação de serviços.

Provavelmente na faculdade falaram muito sobre as regras da OAB sobre a publicidade e marketing jurídico, não é mesmo? Aqui no Brasil as leis sobre o assunto são muito restritas.

E vemos que a maioria dos nossos colegas advogados apenas estão distribuindo cartões.

Uma outra dica para você não se tornar mais um na multidão pode ser montar apresentações com teses já utilizadas, que tenham embasamento para a necessidade da empresa que você está prospectando.

Esse profissionalismo e atenção às necessidades dos clientes, farão toda a diferença no momento da prospecção, ajudando a converter prospects em clientes.

Convite especial para você

Dentro da advocacia, conforme já dito, o Direito Tributário, especialmente o trabalho com as Grandes Teses, é uma seara lucrativa e pouco explorada. Por isso, seu conhecimento traz possibilidades de trabalho que podem ser diferenciais para aqueles que iniciam sua carreira ou queiram buscar esse ramo para oxigenar a sua atividade.

Especializações e pós-graduações, são importantes, pois agregam conhecimentos. Mas, hoje eu quero propor a você um estudo voltado para a prática que trará acréscimo aos seus estudos tributários e te permitirá desenvolver um trabalho diferenciado e lucrativo.

Por isso, na próxima sexta-feira, dia 02/02, às 10h, ministrarei no IbiJus a palestra GRATUITA "É possível conquistar o cliente mesmo se a tese perder?". Meu objetivo nesta palestra é trabalhar estratégias e conteúdos técnicos para que os advogados ganhem mais confiança no seu trabalho com as Grandes Teses, especialmente, aquelas que ainda estão pendentes de julgamento.

É possível conquistar o cliente mesmo se a tese perder?
Palestrante: Marcos Relvas
Data: 02/02 (sexta-feira)
Horário: 10h (Horário de Brasília)
Local: Online

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE AQUI

Seguir este artigo

Sobre o autor

Marcos Relvas

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCC (1984) e mestrado em Direito pela Universidade de Franca - UNIFRAN (2004). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2004). Publicou o livro Comércio Eletrônico Aspectos Contratuais da Relação de Consumo - Editora Jurua (2005). Foi Coordenador da pós-graduação em Direito da Universidade de Cuiabá - UNIC e Professor de Direito na graduação na Faculdade Afirmativo de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Foi Coordenador da pós-graduação geral da Faculdade Cathedral de Barra do Garças-MT e Professor de Direito na graduação. Tem experiência como advogado nas áreas do Direito Empresarial, Tributário e Direito Internacional Privado. Atualmente é consultor jurídico independente e presidente da Associação Brasileira de Contribuintes.


Cursos relacionados

ADB PRO 2.0

Método prático para alcançar honorários extraordinários e estabilidade financeira na advocacia

Márcio Vieira - Advogado, professor, mestre em direito. Mais de 20 anos de experiência com direito bancário.

Rafael Corte Mello - Advogado, professor, mestre em direito. Mais de 20 de experiência na advocacia de litígio.

Investimento:

R$ 1.997,00

Turma: ADBPRO 2.0 - Junho/2020

Código: 558

Mais detalhes

A petição inicial perfeita

Como escrever uma petição que todo juiz gosta de ler e com isso aumentar as chances de ter seus pedidos acolhidos

José de Andrade Neto - Juiz de Direito desde 2002. Diretor de Ensino e Coordenador do projeto Audiências Online

Inscrições gratuitas

Ao vivo: 10/06/2020 10:00

Turma: Junho/2020

Código: 565

Mais detalhes

ADVOGANDO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Método prático para advogar no nicho da CONSTRUÇÃO CIVIL e formar uma carteira de clientes rentáveis

Investimento:

R$ 1.297,00

Assista agora!

Turma: Maio/2020

Código: 560

Mais detalhes

Mais artigos de Marcos Relvas

Comentários 0

Você precisa estar logado para comentar neste artigo.

Fazer login ou Cadastre-se